Dissertação - Daiane Sotoriva

Uso das tecnologias assistivas por docentes em cursos técnicos em contabilidade para o ensino-aprendizagem de alunos com deficiência à luz da teoria histórico-cultural de Vygotsky

Autor: Daiane Sotoriva (Currículo Lattes)

Resumo

A educação profissional tem sido a modalidade de ensino utilizada para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Os cursos técnicos em contabilidade são uma alternativa para aqueles que desejam uma formação profissional rápida e com amplas oportunidades de emprego. A pesquisa tem como objetivo analisar o uso de Tecnologias Assistivas (TAs) por docentes no ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência em cursos técnicos em contabilidade do Rio Grande do Sul, à luz da teoria histórico-cultural de Vygotsky. Para atingir esse objetivo, foram definidos objetivos específicos, como: identificar quais tecnologias assistivas utilizadas pelos docentes, verificar a formação/capacitação desses docentes para o uso de tecnologias assistivas e desvelar os pontos fortes e fracos do seu uso no ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, realizada por meio de levantamento e com abordagem qualitativa. Foram utilizados questionário on-line e entrevistas virtuais com os docentes do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), respectivamente. A análise das informações através de categorias revelou que nas treze instituições de ensino técnico em contabilidade pesquisadas há um uso variado e insuficiente de TAs, o que indica a necessidade de maior disponibilização de tais tecnologias. Apesar dos esforços em andamento para o ensino de alunos com deficiência, ainda há lacunas na formação e capacitação dos docentes no uso de TAs. Melhor treinamento docente, coordenação interprofissional e investimento em recursos são essenciais para aproveitar o potencial das TAs na inclusão educacional. Em suma, ainda existem desafios significativos a serem superados para garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos com deficiência nas instituições de ensino técnico em contabilidade no Estado do Rio Grande do Sul. As contribuições da pesquisa do ponto de vista teórico enfatizam a aplicação das TAs à luz da teoria histórico-cultural de Vygotsky, do ponto de vista social, realça a necessidade de apoio e investimento para uma inclusão efetiva e equitativa. E do ponto de vista prático, oferece insights para a melhoria da implementação das TAs na educação.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Ensino profissional e técnicoContabilidadePessoas com deficiênciaDocentesEnsino e aprendizagemTecnologia assistiva