Sentimentos de vingança e recompensa discente : um estudo sobre a avaliação docente pelo discente, sob a ótica da teoria dos sentimentos morais
Autor: Paulo Sergio Gama Macedo (Currículo Lattes)
Resumo
Este estudo teve como objetivo geral compreender os reflexos dos sentimentos de vingança e recompensa de alunos de Ciências Contábeis na Avaliação Docente pelo Discente, à luz da Teoria dos Sentimentos Morais de Adam Smith. Além disso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar o perfil dos discentes respondentes, explorar a percepção dos alunos em relação à Avaliação Docente pelo Discente, captar as emoções geradas durante o processo de ensino-aprendizagem e verificar a manifestação dos sentimentos de vingança e recompensa conforme a Teoria dos Sentimentos Morais. A pesquisa, de cunho descritivo, qualitativo e de campo, contou com a participação de 15 discentes regularmente matriculados no curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista, e a análise dos dados foi realizada por meio do software NVIVO. Os resultados obtidos demonstraram que há uma gama de emoções e sentimentos no trato envolvendo discentes e docentes no ambiente de ensino-aprendizagem, sugerindo, dessa forma, o surgimento dos sentimentos de vingança e recompensa, podendo, conforme sugerem os resultados, terem forte influência na avaliação docente pelo discente, sendo que esses resultados proporcionaram uma compreensão mais aprofundada dos efeitos dos sentimentos de vingança e recompensa na Avaliação Docente pelo Discente, destacando a importância desses aspectos emocionais no processo de avaliação. A contribuição deste estudo reside na ampliação do conhecimento sobre a influência dos sentimentos dos alunos na avaliação dos professores, fornecendo insights relevantes para a prática educacional e abrindo caminho para futuras pesquisas sobre a dinâmica emocional no ensino superior. Ao abordar relatos de alunos que expressam pensamentos perturbadores e violentos em relação à vingança, contra os docentes, a pesquisa contribui para a identificação e conscientização sobre potenciais comportamentos violentos que podem surgir no contexto acadêmico.