Evasão da mulher no curso de Ciências Contábeis : um retrato pós-pandemia
Autor: Juliana Tonello Azevedo (Currículo Lattes)
Resumo
A epidemia da COVID-19 foi oficialmente declarada em março de 2020. A propagação do vírus causou consequências significativas para a vida em sociedade. Várias medidas de distanciamento social foram implementadas, principalmente em instituições de ensino superior que optaram por adotar o ensino remoto de caráter emergencial para garantir a continuidade das atividades acadêmicas. Durante esse período, os desafios já enfrentados pelas mulheres no curso de Ciências Contábeis, como equilibrar estudos, família e trabalho, derivou em um aumento significativo nas taxas de abandono. Esse cenário foi discutido em detalhes por Strzelec e Krysiska-Kociaska (2021) e Oliveira et al. (2022), que destacaram os impactos psicológicos, como ansiedade e estresse, como determinantes para a decisão das alunas em abandonar os estudos. A literatura aponta que a evasão dos estudantes é crescente e acontece de forma diferente em cada curso e em cada instituição de ensino. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral analisar as consequências da pandemia da COVID-19 na evasão da mulher no curso de graduação em Ciências Contábeis. Tendo como objetivos específicos: a) identificar as variáveis que influenciam a evasão acadêmica das mulheres no curso de Ciências Contábeis; e b) entender as consequências dessas variáveis nos indicadores de evasão de acadêmicas no curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de levantamento de dados (survey) com mulheres evadidas no curso de Ciências Contábeis, com abordagem qualiquantitativa. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas, que serviu para identificar as variáveis que influenciaram a evasão da mulher. Foram consideradas mulheres que evadiram o período entre 2020 e 2022. Após o levantamento dos dados, a segunda parte da pesquisa teve como base o trabalho de Durso (2015), adaptado ao curso de graduação em Ciências Contábeis. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo de mulheres que tenham evadido do curso, utilizando-se como referência a Teoria do Papel Social de Eagly (1987). Em termos metodológicos, os dados coletados, permitiram a realização de uma análise descritiva e de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as mulheres enfrentam muitas dificuldades para equilibrar suas responsabilidades profissionais e familiares, considerando uma sobrecarga maior quando têm filhos, pois a disponibilidade de tempo afeta seu desempenho acadêmico e emocional. Apesar dos progressos realizados, o papel feminino, é socialmente influenciado com base nas crenças advindas da sociedade, o que demonstra que a desigualdade de gênero continua sendo muito evidente. Por fim, pode-se inferir que a desistência das mulheres no curso de Ciências Contábeis durante a pandemia foi motivada principalmente por fatores individuais, profissionais e acadêmicos. Os obstáculos relacionados à administração do tempo, as questões emocionais, a ausência de orientação profissional, o fraco rendimento acadêmico, a dificuldade em acompanhar o ritmo das aulas e a escassez de tempo para estudar se apresentam como um desafio que ultrapassa suas habilidades e previsões. Além disso, esta pesquisa abre caminho para a realização de estudos adicionais sobre o universo feminino, permitindo que ações práticas sejam implementadas com base em seus resultados.