Competências sustentáveis discentes : um estudo sobre a mediação docente no processo de ensino-aprendizagem, do curso de ciências contábeis sob o foco do GreenComp
Autor: Liziane Roll Madruga (Currículo Lattes)
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as Competências Sustentáveis adquiridas pelos discentes do curso de Ciências Contábeis por meio das mediações docentes, sob o foco do referencial do GreenComp, à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Adotou-se uma abordagem exploratória quantitativa e qualitativa, com triangulação de dados coletados por meio de questionário, entrevistas e grupo focal, envolvendo 72 discentes e 11 docentes do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública federal do sul do Brasil. A coleta e o tratamento de dados foram divididos em duas etapas: a abordagem quantitativa envolveu a aplicação de um questionário, com análise por meio de técnicas de estatística descritiva; enquanto a abordagem qualitativa incluiu entrevistas com docentes e a realização de um grupo focal com discentes, cujos dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e Análise Interpretativa. Os resultados indicam que os discentes possuem conhecimentos sobre a importância da sustentabilidade, internalizando competências como "Promover a Natureza", "Apoiar a Equidade" e "Pensamento Sistêmico". Contudo, enfrentam desafios na aplicação prática de competências que exigem uma postura mais ativa e crítica, como "Agência Política", "Pensamento Exploratório" e "Adaptabilidade". Embora os discentes internalizem conceitos e valores de sustentabilidade, os achados sugerem que essa internalização não ocorre exclusivamente pela mediação docente, mas também por múltiplas vias, incluindo iniciativas autônomas dos próprios estudantes. Constatou-se que as práticas sustentáveis dos docentes se concentram majoritariamente no âmbito pessoal, não se traduzindo, de modo sistemático, em mediações estruturadas. A mediação docente ocorre de forma pontual, fragmentada e não intencional, não proporcionando a integração necessária para a consolidação das Competências Sustentáveis nos discentes. Assim, embora a formação acadêmica contribua minimamente para o desenvolvimento dessas competências, essa contribuição ainda ocorre de maneira não planejada, evidenciando a necessidade de fortalecer a mediação docente para garantir que essas competências sejam desenvolvidas de maneira mais efetiva. Os achados reforçam a relevância do GreenComp como referencial teórico e prático para o desenvolvimento de Competências Sustentáveis na educação superior, contribuindo para o fortalecimento da formação profissional e para o enfrentamento dos desafios contemporâneos, alinhando-se ao ODS 4.7 - Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Cidadania Global. A partir da análise realizada com base nesse referencial, o estudo propôs, como contribuição teórica, a elaboração de quatro categorias adjacentes, orientadas ao fortalecimento das Competências Sustentáveis no contexto docente: (1) Competências para a Transformação Socioambiental; (2) Competências para a Tomada de Decisão Consciente; (3) Competências para a Inovação e a Adaptabilidade; e (4) Competências de Protagonismo Social e Político. A pesquisa conclui que é imprescindível uma reestruturação curricular que incorpore a sustentabilidade como eixo transversal, por meio da ambientalização curricular e do fortalecimento da extensão universitária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e as normas internacionais de reporte (IFRS S1 e S2), a fim de potencializar a formação ética, crítica e cidadã dos futuros profissionais contábeis. Espera-se que este estudo contribua tanto de forma teórica quanto prática, para o desenvolvimento de Competências Sustentáveis entre os discentes do curso de Ciências Contábeis, promovendo uma formação profissional mais crítica, ética e comprometida com os desafios contemporâneos da sustentabilidade. Os resultados e metodologias apresentados podem servir de base para pesquisadores interessados em aprofundar essa temática e ampliar o conhecimento no campo da educação para o desenvolvimento sustentável e a cidadania global.