Educação Financeira associada a processos metacognitivos e aprendizagem experiencial : uma intervenção com graduandos em Ciências Contábeis
Autor: Gabrielle Barcellos Martins (Currículo Lattes)
Resumo
Este estudo tem o objetivo geral investigar de que forma o ensino de Educação Financeira associado a processos metacognitivos e aprendizagem experiencial, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos graduandos em Ciências Contábeis, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizada no município de Rio Grande (Rio Grande do Sul, Brasil). Tem como objetivos específicos: (a) avaliar o perfil e o nível de entendimento prévio em Educação Financeira e Economia dos alunos; (b) identificar as estratégias e abordagens utilizadas pelos alunos para resolver tarefas relacionadas à Educação Financeira; e (c) analisar as percepções dos alunos sobre as tarefas e o seu próprio processo de aprendizagem, por meio de questionários, baseado em suas experiências e reflexões críticas. A pesquisa, do tipo descritiva e qualitativa, foi realizada por meio de atividades relacionadas à conteúdos de Educação Financeira. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: resolução de tarefas, gravações de áudio e vídeo e três questionários. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Os principais resultados apontam que a integração da Educação Financeira, aliada a processos metacognitivos e aprendizagem experiencial enriquece o conhecimento dos alunos, melhorando sua capacidade de tomar decisões financeiras informadas. Os resultados demonstram que a pesquisa contribui de maneira significativa no desenvolvimento cognitivo e autorregulador dos estudantes de Ciências Contábeis da FURG. As atividades sobre Educação Financeira, ancoradas em situações reais, promoveram a aplicação prática de conceitos matemáticos e financeiros, favorecendo a reflexão crítica, a tomada de decisões conscientes e o uso de estratégias eficazes de aprendizagem. A análise dos dados demonstrou que os estudantes avançaram tanto no domínio do conteúdo, quanto na capacidade de planejar, monitorar e avaliar sua própria aprendizagem. Conclui-se que a integração entre teoria e prática, aliada ao estímulo à autonomia e à consciência financeira é essencial para a formação de cidadãos mais preparados e responsáveis financeiramente.